Cortesia de Amazon. |
Olá, amigos e amigas. Tudo belezinha com vocês? Espero que sim...
É a segunda vez que vou assistir a um filme depois de vê-lo comentado no vlog Pipocando. Então, já deixo aqui minha recomendação de programa no Youtube para divertir e talvez informar sobre a sétima arte. O filme em questão veio da lista das amizades mais fortes do cinema - eles listam coisas nos vídeos - e eu me interessei pelo que foi falado, e resolvi conferir.
Trata-se de um filme Australiano feito em Clay Animation - uma espécie de Stop Motion -, com enredo de drama e humor negro. Ou seja, não é desenho infantil. Em sua história ele versa sobre as dificuldades, as lutas, derrotas e vitórias de duas pessoas distantes uma da outra geograficamente, mas próximas em suas batalhas na vida. Uma menina se torna uma improvável amiga via carta de um homem que tem Síndrome de Asperger, e nós, espectadores, acompanhamos o crescimento dela, enquanto os dois, com o passar dos anos, não perdem contato um com o outro, sem nunca se verem.
O filme vai despertar diferentes sentimentos em diferentes pessoas. É uma peça soturna, com pouca ação de fato, mas com muito assunto, se é que vocês me entendem. Quem não tem problema cognitivo nenhum, não vai se identificar, talvez, com os personagens, e nem simpatizar tanto assim com eles. Vai até achar o filme parado. Quem, por outro lado, sofre com qualquer distúrbio, até o mais simples, que acometa a cognição, ou quem convive com o problema em seu entorno, vai possivelmente ter um momento de elucidação, de entendimento e de empatia. E, muito provavelmente, vai amar o filme.
Fato é que o roteiro é bem amarrado, se dedica às fases de crescimento e descobrimento dos dois personagens com uma delicadeza que beira a poesia, e, se nada disso te encantar, assista ao filme para ver a qualidade da animação, que tem detalhes preciosos e bonitos, que com certeza interessarão a quem curte este tipo de animação. Ou seja, apesar de ser um filme sem grandes ações ou roupantes, é um filme cheio de detalhes interessantes, que merecem nossa atenção, e que, para as mentes mais maduras e mais questionadoras, será um prato cheio.
Eu super aprovo!!!
Ficha técnica
Mary and Max
Ano de lançamento: 2009
País de Origem: Austrália
escrito por: Adam Elliot
Dirigido por: Adam Elliot
Atores (vozes):
Toni Collette, Philip Seymour Hoffman, Eric Bana, Barry Humphries, Bethany Whitmore, ...
JulyN.