Oi, gente!!! Seguinte... Alguns de meus sobrinhos e agregados vem me pedindo para ensiná-los Inglês há algum tempo. Não sou uma expert no assunto, mas consigo me virar bem com o idioma, e por isso até posso ajudar um pouquinho. Digo assim por que para aprender o Inglês (ou qualquer coisa na vida) é preciso dedicação e vontade do aluno. Resolvi postar minhas 'aulas', para que, quem quiser, também tire algum proveito delas. Mas, vou frisar que é preciso dedicação e vontade. Sem isso, não há possibilidade de um estudo por conta própria vingar.
Dito tudo isso, vamos à aula. Estou prevendo que o Português de vocês é, pelo menos, razoável. Mesmo assim, vou deixando algumas dicas pelos textos das aulas. Mas, se sentirem dificuldade em entender, por favor me avisem, ou - fazendo melhor - recorram a um bom livro de Gramática da Língua Portuguesa. Mais do que saber Inglês, é preciso ter uma boa noção do seu idioma materno.
Lição 01 - Pronomes Pessoais Sujeitos (Pronomes Retos)
O que são pronomes? Alguém??? Alguém??? (estou brincando)
Os pronomes são um conjunto fechado de palavras que podem substituir substantivos variados, e seus derivados. E, por favor, todos sabem o que é o substantivo, né? Alguém??? Hahaha O substantivo é quem dá nome as coisas, pessoas e animais.
Ainda, na Língua Portuguesa, os pronomes podem ser classificados da seguinte maneira:
- pessoais;
- possessivos;
- demonstrativos;
- indefinidos;
- interrogativos;
- relativos.
Nesta primeira aula vamos falar um pouquinho sobre os pronomes pessoais, mais especificamente os pronomes pessoais sujeitos, ou retos (sim, há uma segunda divisão nesta categoria). Eles substituem o sujeito da oração, enquanto que os oblíquos substituem o complemento.
Pois bem, em Inglês, pelo menos esta parte, não é muito diferente. Vamos então conhecer os pronomes retos da Língua Inglesa:
Eu
|
I
|
Tu
|
You
|
Ele
|
He
|
Ela
|
She
|
Ele/Ela (objeto)
|
It
|
Nós
|
We
|
Vós
|
You
|
Eles
|
They
|
Percebam que há um quinto pronome singular que não existe em nosso idioma. Ele é usado para determinar os objetos, por que, em Inglês, não há uma diferenciação de gênero entre os sujeitos inanimados. Outra coisa que tem que ser percebida é o 'You', que serve tanto para o singular quanto para o plural. O segredo está no contexto do que é dito. E, por último, o plural 'They' corresponde às três flexões em terceira pessoa do singular, inclusive 'It'. Exemplos:
I have a dog. You are my brother. | Eu tenho um cachorro. Você é meu irmão. |
Em Português, o pronome pessoal tem que concordar com a flexão do verbo. Ou seja, para cada pronome há uma varição verbal. Em Inglês isto também acontece, de maneira mais simples: a flexão muda quando da terceira pessoa do singular. Há de se observar os verbos auxiliares. Estes sim têm uma variação maior de acordo com o pronome. Mas estudaremos tudo isso mais adiante.
I eat apples.
|
Eu como maças.
|
You eat apples.
|
Você come maças.
|
He eats apples.
|
Ele come maçãs.
|
She eats apples.
|
Ela come maçãs.
|
--
|
--
|
We eat apples.
|
Nós comemos maçãs.
|
You eat apples.
|
Vós comeis maçãs.
|
They eat apples.
|
Eles comem maçãs.
|
*OBS: o pronome 'I' (eu) é sempre escrito com letra maiúscula, mesmo estando no meio da frase.
_______
Alfabeto
Então, não adianta decorar tudo isso que eu falei aí em cima, se vocês não praticarem o idioma. Isto significa ouvir, e falar. Estou partindo do pressuposto que as pessoas acompanhando esta aulinha não tem experiência com o Inglês de forma alguma. Por isso no começo vocês se sentirão um pouquinho retardados em acompanhar certas coisas. Mas é necessário, para desenvolver os ouvidos e as boquinhas de vocês. Prometo que isso ajuda.
Tudo isso para colocar um vídeo do Elmo cantando o alfabeto(!!!). Mas não é só ele não. Babem, amantes da boa música, por que ele convidou a cantora India Arie - uma das vozes mais belas da Soul Music - para acompanhá-lo. Ouçam a pronúncia dela várias vezes, repitam a música quantas vezes forem necessárias, e tentem cantar junto, em voz alta, quando estiverem mais corajosos. Eu sei que dá um pouco de vergonha, mas é preciso praticar. Assim vocês são se familiarizando com o sistema fonético Inglês.
Do mais, espero que tenham gostado, e que voltem para a próxima. Prometo que teremos uma aula dessas por semana, pelo menos.
JulyN
PS: agradecimento mega especial ao site Einglês, onde encontrei parte do material desta aula. E vou continuar a beber da fonte deles.
********************************************************************************************************
Lição 02 - Verbo 'To Be'
Então... A gente brinca, tira um sarro dessa coisa do verbo 'to be', mas a verdade é que ele é mesmo importante. Além de equivaler a dois verbos diretos nossos, - 'ser' e 'estar' - ele é um importante verbo de ligação. Mas, hoje, na nossa segunda lição, vamos nos ater a função mais óbvia e simples do verbo, para que vocês se acostumem com a presença dele nas frases.
Vamos aprender a conjulgá-lo agora no tempo presente. Não tem segredo... É decoreba mesmo!
Eu sou/estou | I am |
Tu és/estás | You are |
Ele-Ela é/está | He-She-It is |
Nós somos/estamos | We are |
Vós sois/estão | You are |
Eles-Elas são/estão | They are |
Percebam que, via de regra, usa-se 'is' para singular e 'are' para plural. Notem também que 'you are' serve tanto para um quanto para outro. Agora, também é importante saber a forma 'abreviada' da conjugação, que chamamos de contração. É esta forma que normalmente observaremos no dia-a-dia.
I am | I'm |
You are | You're |
He/She/It is | He's/She's/It's |
We are | We're |
They are | They're |
Vamos ver agora o verbo em outros tempos? Que tal no pretérito (passado)?
Eu fui/era/estive/estava | I was |
Tu foste/eras/estiveste/estavas | You were |
Ele-Ela foi/era/esteve/estava | He-She-It was |
Nós fomos/éramos/estivemos/estávamos | We were |
Vós fostes/éreis/estivéstes/estáveis | You were |
Eles-Elas foram/eram/estiveram/estavam | They were |
Nossa, né? Acho conjugar verbo em Português mais difícil. Hehe Deu pra perceber que o padrão de conjugação é o mesmo do presente, em termos de número? Pois é... Assim fica bem mais fácil, né? E, olha, são muitas palavras diferentes em Português para um único verbete em Inglês, não é? Como fazer a tradução corretamente? Uma dica que dou é não fazer a tradução. É tentar entender o Inglês do mesmo jeito que se entende o Português. Você não precisa traduzir o Português pra nenhum outro idioma para entendê-lo, não é? O mesmo deve acontecer com o Inglês. Quando ouvir ou ler algo, tem que fazer a correlação visual e de situações, e não com outro idioma. Fui clara? Com o tempo vocês entenderão o que quero dizer.
Vamos ver alguns exemplos?
I am old. | Eu sou/estou velho. |
The car is red. | O carro é vermelho. |
It is cold. | Está frio. |
I was here. | Eu estive aqui. |
They were very intelligent. | Eles eram muito inteligentes. |
Gente, como disse no começo, o verbo 'to be' tem outros usos. Mas vamos parar essa lição por aqui. Vocês saberão tudo sobre ele muito em breve. Por enquanto treinem a conjugação do verbo em forma direta.
_______
Vocabulário - 01
Mother | Mãe |
Father | Pai |
Brother | Irmão |
Sister | Irmã |
Son | Filho |
Daughter | Filha |
Grandmother | Avó |
Grandfather | Avô |
Grandson | Neto |
Granddaughter | Neta |
Aunt | Tia |
Uncle | Tio |
Father-in-Law | Sogro |
Mother-in-Law | Sogra |
Son-in-Law | Genro |
Daughter-in-Law | Nora |
Sister-in-Law | Cunhada |
Brother-in-Law | Cunhado |
Cousin | Primo/Prima |
Nephew | Sobrinho |
Niece | Sobrinha |
Musiquinha pra praticar a pronúncia!!!
Agradecimento à Roosedamoose por ter postado o vídeo.
*******************************************************************************
*******************************************************************************
Verbo 'To Have'
E aí, galerinha. Prontos para mais uma aulinha? Sempre lembrando que minha aulinha por si só não vai fazer ninguém virar um ás do Inglês. Vocês precisam ter interesse no assunto e usar a internet para pesquisar. Não fiquem que nem bobos esperando que o conhecimento simplesmente se crie no cérebro de vocês, viu? Façam por onde...
Vamos lá. O verbo 'To Have' é equivalente ao verbo ter. Entre outras coisinhas que vamos aprendendo à medida que progredimos, ok? Vamos conjugá-lo no presente do indicativo...
Eu tenho
|
I have
|
I've
|
Tu tens
|
You have
|
You've
|
Ele/Ela tem
|
He/She/It has
|
He/She/It's
|
Nós temos
|
We have
|
We've
|
Vós tendes
|
You have
|
You've
|
Eles/Elas têm
|
They have
|
They've
|
A última coluna da tabela mostra a forma contraída do verbo. Muito usada nas formas coloquiais de comunicação. Por isso fiquem atentos ao contexto do que é dito, pois a contração na terceira pessoa é igual a do verbo 'To Be'.
Vamos a um exemplo: 'I have a car.' Isto significa: 'Eu tenho um carro'. Partamos então para a conjugação do verbo no passado (pretérito perfeito).
Eu tive
|
I had
|
I'd
|
Tu tiveste
|
You had
|
You'd
|
Ele/Ela teve
|
He/She/It had
|
He/She/It's
|
Nós tivemos
|
We had
|
We've
|
Vós tivestes
|
You had
|
You've
|
Eles/Elas tiveram
|
They had
|
They've
|
De novo, é importante ficarmos atentos à contração deste verbo no passado, em termos de contexto, por que há outras palavras que contraídas assumem a mesma forma. Veremos isso mais adiante. Um exemplo para esta conjugação seria: 'She had a boyfriend.' E isto quer dizer: 'Ele teve um namorado.' Há de se ter algum cuidado também nas traduções, por que o verbo pode corresponder a outras palavras em nosso idioma. Um bom exemplo seria a frase 'I had a drink after the match.', que não se traduz 'Eu TIVE uma bebida depois da partida', e sim 'Tomei uma bebida depois da partida'. Percebam que a essência é a mesma. Para beber, é preciso ter a bebida. Mas traduzir ao pé da letra neste caso é estranho e pouco usual. Então, atentem a isso: procurem entender o sentido, o contexto do que é dito em Inglês, e não traduzir palavra por palavra.
Por fim, o verbo 'To Have' também é usado em construções compostas, sendo ele um verbo auxiliar. Vamos aos exemplos:
I have read that book. -----> Tenho lido este livro.
I had played tennis ------> Ele tinha jogado tênis.
Pra treinar principalmente esta última parte da nossa lição, eu lembrei muito de uma música bem bacana, tema do filme 'Dirty Dancing'. Eis um vídeo com a letra na tela, para que vocês tentem cantar e treinem sua pronúncia. Muito em breve colocarei a tradução da música no 'Addicted to Music', ok?
**********
Vocabulário!
Body | Corpo |
Head | Cabeça |
Neck | Pescoço |
Shoulder | Ombro |
Arm | Braço |
Elbow | Cotovelo |
Hand | Mão |
Finger | Dedo |
Chest | Peito |
Belly | Barriga |
Leg | Perna |
Knee | Joelho |
Foot (Feet) | Pé |
Nail | Unha |
Muscle | Músculo |
Bone | Osso |
Skin | Pele |
Hair | Cabelo |
Back | Costas |
**************************************************
Aula 04 - Verbo 'To Do'
Faz tempo que não brincamos um pouquinho de aprender Inglês, não é? Mas tive a inspiração de voltar esta semana. Hoje vamos falar um pouquinho do verbo 'To Do'. No Inglês ele pode ser usado para duas coisas diferentes: verbo ordinário e verbo auxiliar. Em seu uso como verbo ordinário ele significa 'Fazer'. Vamos conjugá-lo no presente do indicativo?
Eu faço
|
I do
|
Tu fazes
|
You do
|
Ele/Ela faz
|
He/She/It does
|
Nós fazemos
|
We do
|
Vós fazeis
|
You do
|
Eles/Elas fazem
|
They do
|
No pretérito perfeito o verbo ganha uma única forma em todas as pessoas.
Eu fiz
|
I did
|
Tu fizeste
|
You did
|
Ele/Ela fez
|
He/She/It did
|
Nós fizemos
|
We did
|
Vós fizestes
|
You did
|
Eles/Elas fizeram
|
They did
|
Aí, alguns mais espertinhos estão se perguntando: se o verbo 'To Do' significa 'Fazer', então para que serve o verbo 'To Make'? Em Português os dois significam a mesma palavra. Mas o uso é diferente. Enquanto o verbo 'To Make' é 'Fazer' no sentido de fabricar, - ou seja, envolve coisas concretas - o verbo 'To Do' se refere à atitudes, ações - coisas abstratas.
I did my job.
|
Eu fiz o meu trabalho.
|
I made a cake.
|
Eu fiz um bolo.
|
What are you doing this evening?
|
O que está fazendo esta tarde?
|
She made that bracelet.
|
Ela fez este bracelete.
|
Como verbo auxiliar, o 'To Do' é usado na construção da negação no presente e no pretérito perfeito. E também na construção das indagações. Na tabela vocês veem também a forma contraída usada coloquialmente no Inglês.
I do not know that.
|
I don't know that.
|
Eu não sei isso.
|
I did not answer correctly.
|
I didn't answer correctly.
|
Eu não respondi corretamente.
|
Do you go to the cinema?
|
---
|
Você vai ao cinema?
|
Did not you see this film?
|
Didn't you see this film?
|
Você não viu este fime?
|
Percebam que no caso das perguntas e negativas, flexiona-se o verbo auxiliar ('To Do') para dar o tempo da oração, enquanto o verbo principal permanece inflexionado. Atenção a esta regra, que é importante. Quando usar o verbo auxiliar, o tempo da oração deve ser impresso nele, e não no verbo principal. Usamos o verbo auxiliar também para evitar a repetição dos verbos já usados anteriormente, no caso das contestações ou constatações.
Do you like coffe?
|
Yes, I do.
|
Você gosta de café?
|
Sim, eu gosto.
|
Did you play tennis?
|
Yes, I did.
|
Você jogou tênis?
| Sim, eu joguei. |
He likes music...
| ...and so do I. |
Ele gosta de música...
| ...e eu também. |
Musiquinha pra treinar...
Então... Jamais pensei que Dru Hill viesse tão a calhar!!! Esta música é linda, fala de um casal chegando ao fim do relacionamento. É muito visceral. Escutem, treinem a pronúncia de algumas palavras (principalmente aquelas da nossa lição) com o o grupo, divirtam-se, e tentem traduzir, por que ela é linda. Qualquer dúvida, entrem em contato comigo.
Letra:
[Intro:]
What do I do, what do I do babe I can put away the letters Hide them in the drawer I can even forget what you sent them for And I can take your name out of my book I can put away the pictures I can put the dreams aside But I just can't seem to put you out of my mind So tell me now, oh What do I do with the love, tell me baby What do I do with the memories of What do I do with the nights Without you by my side They used to be your's and mine Without you, what do I do with the love I can go out every night now Stay out til the dawn Do whatever I want to Anytime I want And I can make believe we never met I can clear out all the closets Leave your things ouside the door But I just can't seem to not love you anymore So tell me now, tell me now, what do I do What do I do with the love (Oh baby) What do I do with the memories of (Tell me) What do I do with the nights (Baby) Withyou you by my side They used to be your's and mine Without you what do I do with the love, yeah yeah Do do I do with this heart Who do I give it to What do I do with these arms If they're not holding you What do I do with this time If I'm not spending time with you If I'm not giving my love to you, oh What do I do with the love, (Oh, Lord have mercy, do ya hear me?) What do I do with the memories of What do I do with the nights Without you by my side They used to be your's and mine Without you what do I do with the love What do I do with the love What do I do with the love What do I do with the love What? I'm sitting here What do I do, with all the love, oh yeah |
Vocabulário
Country | País |
Region | Região |
Province | Província |
City | Cidade |
Village | Aldeia |
Small Village | Aldeola |
Moon | Lua |
Street | Rua |
Square | Praça/Largo |
Airport | Aeroporto |
Station | Estação |
Port | Porto |
Metro | Metrô |
Parking Lot | Estacionamento (vaga) |
Parking | Estacionamento (garagem) |
Forest | Floresta/Bosque |
Cinema | Cinema |
Theater | Teatro |
Avenue | Avenida |
Monument | Monumento |
Restaurant | Restaurante |
Fountain | Fonte |
0 comentários:
Postar um comentário