Ads 468x60px

4 de mai de 2015

Em 1994, a tv dava um show!!! Quem estreou neste ano?

A trupe do seriado Friends. A fotos é cortesia de Taberna 21.

Olá, amigos e amigas. Vamos continuar falando de 1994 para provar a minha teoria inicial de que este foi um dos melhores anos para o entretenimento. O assunto agora é televisão. Vamos basear nossos comentários em séries e desenhos que fizeram sucesso aqui e que arrastam um grande séquito de fãs, produzidos pelo mundo. 

E começamos falando da 'soup opera' Babylon 5. A série estreou logo no início do ano, e por se tratar de um sci-fi, foi ganhando um séquito de audiência muito específico, e muito apaixonado. Foram cinco temporadas, que aqui no Brasil, foram exibidas - e ainda são, talvez - pela tv à cabo. E os nerds piram!!! Recentemente ela foi lançada por completo em DVD lá nos USA. Mas sem previsão de lançamento aqui no Brasil.

Carmem Sandiego e os responsáveis por caçá-la.
Foto cortesia de Love Nick.
Vocês lembram de um desenho bem legal chamado Carmen Sandiego? Tratava-se de uma ladra de artefatos que viajava o mundo, e tals... Ele foi baseado num jogo de computador dos anos 80. Aqui no Brasil ele foi exibido por vários canais, à partir de 1996. Mas, nos Estados Unidos, sua estréia foi em 1994. A criançada dos anos 90 vai concordar comigo que este desenho era muito legal!!!

A série de comédia Ellen também foi lançada neste ano. Eu acho que não foi exibida no Brasil. Mas, causou polêmica por que foi durante sua quarta temporada que a personagem principal, e a atriz que a interpretava, saiu do armário. E, além disso - que pra mim é nada, mas foi muita coisa na época - a série é divertidíssima, cheia das piadas da agora apresentadora Ellen Degeneres

Foi também em 1994 que o primeiro episódio de Inside the Actors Studio, um programa de entrevistas diferente, que foca na arte de atuar, e tem como apresentador o professor James Lipton, foi ao ar. O cenário das entrevistas? O palco da Pace University, em Nova Iorque. Na minha opinião, o melhor programa de entrevistas que já assisti. Paul Newman foi o entrevistado no piloto... Enfim... 

Elenco principal de O Quinteto.
Foto cortesia de TVSinopse.
Outra estréia que angariou fãs apaixonados foi a série 'Party of Five', chamada de O Quinteto, aqui no Brasil. Se não me engano o SBT a exibiu aqui, além da Fox, canal da tv à cabo à qual a série pertencia. Foi um sucesso retumbante de seis temporadas. Eu mesma era fã. Um casal falece num trágico acidente, deixando cinco filhos, com idades que abrangem a infância e o início da vida adulta. O mais velho, por ser maior de idade, consegue permissão da justiça para educar seus irmãos. E está formada a trama, com todas as dificuldades que esta família enfrenta. Muitos atores hoje consagrados, queridos do público por outras séries, tiveram sua estréia na televisão com esta aqui, que deixou muita saudade. 

1994 foi o ano dos dramas médicos. Estrearam, ambas em setembro, as séries Chicago Hope, e ER - em Português, exibida pela Globo, Plantão Médico. ER provou ser mais forte, tendo ao todo 15 temporadas. De lá, pra começar, saiu George Clooney... Nem precisamos falar que ficávamos acordados até tarde esperando pelo episódio que a Globo exibia, né?


E foi neste ano que a audiência ouviu pela primeira vez o verso: 'When you walk down the road/Heavy burden, heavy load/ I will rise and I will walk with you...' Estreava Touched by an Angel, em Português O Toque de um Anjo. Nem posso começar a dizer o quanto gosto desta série e o quanto torci, quando ela acabou, que seus anjos encontrassem outras séries que me permitissem continuar curtindo suas atuações. Por que esta série, em suas 9 temporadas, fez exatamente isso. Transformou atores pouco conhecidos - com exceção da brilhante Della Reese - em anjos tão queridos por nós, audiência, que ao término da série, realmente sentimos um grande vazio. Só mesmo nos anos 90 é que uma série, baseada em outra série - O Homem que Caiu do Céu, com Michael Landon, nos anos 80 -, falando de anjos, e do amor divino, consegue ficar 9 temporadas no ar, com absoluto sucesso. Vamos falar mais dela em outra ocasião.


E aí, um dia depois da estréia dos anjos, uma outra abertura entrava para a história. 'So no one told your life was gonna be this way/ (estou ouvindo palmas?) Your job is a joke, you're broke, your love life's D.O.A....' Se você não conhece esta música, esta abertura, você não faz ideia do que está perdendo. Em uma das séries mais bem escritas da história da tv, o assunto era... Bem... O assunto era... A amizade de seis pessoas, morando próximas em Nova Iorque, jovens saídos da faculdade, tentando construir suas vidas. E tudo o que você imaginar possível neste ambiente, aconteceu em Friends. Com muito humor, e uma pitada de familiaridade incrível, Friends ficou no ar por 10 temporadas, e acabou debaixo de protestos dos fãs. E, garanto a todos lendo isso, que eu falarei alguns nomes, e haverá muita gente do outro lado da tela lembrando frases feitas, manias, chavões e outras piadas internas que quem assistiu a Friends, não esquecerá jamais: Joey, Phoebe, Monica, Ross, Chandler, Rachel... E aí, gostaram?

Elenco principal do Castelo Rá-Tim-Bum.
Foto cortesia de Saraiva Conteúdo.
E, falamos bastante das séries e dos desenhos made in America. Vamos fazer a menção mais honrosa de todas ao programa de tv brasileiro mais premiado da história, e um dos carros chefes de sua emissora até hoje, mesmo sendo reprise de algo de vinte anos atrás... Castelo Rá-Tim-Bum também estreava em 1994, para deleite de crianças - público alvo -, adolescentes - uma inesperada ligação - e adultos - que adoravam deixar seus filhos vendo este programa. Castelo Rá-Tim-Bum, com seus personagens coloridos e cheios de ensinamentos, tinha um enredo de fundo. Um menino feiticeiro e suas aventuras. Tudo muito bem feito, muito bem imaginado. É outro daqueles programas que basta eu citar alguns nomes para que todos lembrem de algo... Doutor Abobrinha, Morgana, Nino, Zequinha... Vocês escolhem... Castelo Rá-Tim-Bum faz com que tenhamos orgulho de ser brasileiros.

E é isso. 1994 estreando na TV. Não falei de tudo o que estreou. Só dos maiores destaques, ok? É fã de algo que não foi citado? Comente aí embaixo... Vamos continuar conversando sobre 1994!!!



JulyN.

0 comentários:

Postar um comentário