Ads 468x60px

11 de dez. de 2012

Dicas de Inglês para a subrinhada! - Aula 01

Oi, gente!!! Seguinte... Alguns de meus sobrinhos e agregados vem me pedindo para ensiná-los Inglês há algum tempo. Não sou uma expert no assunto, mas consigo me virar bem com o idioma, e por isso até posso ajudar um pouquinho. Digo assim por que para aprender o Inglês (ou qualquer coisa na vida) é preciso dedicação e vontade do aluno. Resolvi postar minhas 'aulas', para que, quem quiser, também tire algum proveito delas. Mas, vou frisar que é preciso dedicação e vontade. Sem isso, não há possibilidade de um estudo por conta própria vingar.

Dito tudo isso, vamos à aula. Estou prevendo que o Português de vocês é, pelo menos, razoável. Mesmo assim, vou deixando algumas dicas pelos textos das aulas. Mas, se sentirem dificuldade em entender, por favor me avisem, ou - fazendo melhor - recorram a um bom livro de Gramática da Língua Portuguesa. Mais do que saber Inglês, é preciso ter uma boa noção do seu idioma materno.

Lição 01 - Pronomes Pessoais Sujeitos (Pronomes Retos)

O que são pronomes? Alguém??? Alguém??? (estou brincando)
Os pronomes são um conjunto fechado de palavras que podem substituir substantivos variados, e seus derivados. E, por favor, todos sabem o que é o substantivo, né? Alguém??? Hahaha O substantivo é quem dá nome as coisas, pessoas e animais.

Ainda, na Língua Portuguesa, os pronomes podem ser classificados da seguinte maneira:

  • pessoais;
  • possessivos;
  • demonstrativos;
  • indefinidos;
  • interrogativos;
  • relativos. 
Nesta primeira aula vamos falar um pouquinho sobre os pronomes pessoais, mais especificamente os pronomes pessoais sujeitos, ou retos (sim, há uma segunda divisão nesta categoria). Eles substituem o sujeito da oração, enquanto que os oblíquos substituem o complemento. 

Pois bem, em Inglês, pelo menos esta parte, não é muito diferente. Vamos então conhecer os pronomes retos da Língua Inglesa:

Eu
I
Tu
You
Ele
He
Ela
She
Ele/Ela (objeto)
It
Nós
We
Vós
You
Eles
They
Percebam que há um quinto pronome singular que não existe em nosso idioma. Ele é usado para determinar os objetos, por que, em Inglês, não há uma diferenciação de gênero entre os sujeitos inanimados. Outra coisa que tem que ser percebida é o 'You', que serve tanto para o singular quanto para o plural. O segredo está no contexto do que é dito. E, por último, o plural 'They' corresponde às três flexões em terceira pessoa do singular, inclusive 'It'. Exemplos:

I have a dog.
You are my brother.
Eu tenho um cachorro.
Você é meu irmão.
Em Português, o pronome pessoal tem que concordar com a flexão do verbo. Ou seja, para cada pronome há uma varição verbal. Em Inglês isto também acontece, de maneira mais simples: a flexão muda quando da terceira pessoa do singular. Há de se observar os verbos auxiliares. Estes sim têm uma variação maior de acordo com o pronome. Mas estudaremos tudo isso mais adiante. 

I eat apples.
Eu como maças.
You eat apples.
Você come maças.
He eats apples.
Ele come maçãs.
She eats apples.
Ela come maçãs.
--
--
We eat apples.
Nós comemos maçãs.
You eat apples.
Vós comeis maçãs.
They eat apples.
Eles comem maçãs.
*OBS: o pronome 'I' (eu) é sempre escrito com letra maiúscula, mesmo estando no meio da frase. 
_______

Alfabeto

Então, não adianta decorar tudo isso que eu falei aí em cima, se vocês não praticarem o idioma. Isto significa ouvir, e falar. Estou partindo do pressuposto que as pessoas acompanhando esta aulinha não tem experiência com o Inglês de forma alguma. Por isso no começo vocês se sentirão um pouquinho retardados em acompanhar certas coisas. Mas é necessário, para desenvolver os ouvidos e as boquinhas de vocês. Prometo que isso ajuda. 

Tudo isso para colocar um vídeo do Elmo cantando o alfabeto(!!!). Mas não é só ele não. Babem, amantes da boa música, por que ele convidou a cantora India Arie - uma das vozes mais belas da Soul Music - para acompanhá-lo. Ouçam a pronúncia dela várias vezes, repitam a música quantas vezes forem necessárias, e tentem cantar junto, em voz alta, quando estiverem mais corajosos. Eu sei que dá um pouco de vergonha, mas é preciso praticar. Assim vocês são se familiarizando com o sistema fonético Inglês. 



Do mais, espero que tenham gostado, e que voltem para a próxima. Prometo que teremos uma aula dessas por semana, pelo menos. 



JulyN

PS: agradecimento mega especial  ao site  Einglês, onde encontrei parte do material desta aula. E vou continuar a beber da fonte deles. 

0 comentários:

Postar um comentário