Ads 468x60px

23 de jul de 2013

As Árvores da Av. Francisco Matarazzo!

Veio a mim, através do Facebook, o link para um abaixo assinado contra a retirada de 30 árvores do percurso na Av. Francisco Matarazzo, no bairro da Pompéia, em São Paulo, para uma suposta reestruturação viária que atenderia a Arena Palmeiras. Pois é... Parece-me que há outras soluções menos dispendiosas para o meio ambiente, e para a nossa cidade, que carece de ar... As árvores em questão são saudáveis. Enfim... Nas próximas horas vou ler textos de diferentes fontes e diferentes opiniões, e tentarei ajudar você que está lendo este texto a formar alguma opinião, munido de informações... Por que eu também, por enquanto, não sei o que pensar... 

Canteiro central da Av. Francisco Matarazzo.
Então, li o primeiro link dado na página do abaixo assinado, onde 'O Estadão' esclarece que a obra acontecerá para que a avenida não pare mais em dias de jogos, para evitar os transtornos que hoje ocorrem na região. Na mesma matéria eles esclarecem que a WTorre, empresa concessionária responsável pela obra, deve destinar seis milhões de reais no replantio de árvores, e na melhoria da sinalização de ruas adjacentes. Lendo assim, realmente parece que o que será feito é bom. Em detrimento disso tudo, já aprovado pelos órgãos competentes, está a retirada de 30 árvores do canteiro central da avenida, que será diminuído em um metro, para, presumo eu, acrescentar uma faixa ou duas à avenida.

Na foto postada, cortesia do blog Pompéia Livre, vemos canteiro e suas árvores. Numa postagem deles, foi esclarecido que no dia quinze último (Julho/2013) uma vistoria foi feita por parte de engenheiros agrônomos da Secretaria do Verde e da Subprefeitura da Lapa, acompanhados de técnicos da CET e do Subprefeito da Lapa Ricardo Pradas. O resultado desta vistoria foi a constatação de que as árvores são saudáveis, e de que não seria necessário retirá-las do local para que uma ampliação da avenida fosse feita. Os técnicos agora vão apresentar ao DEPAVE, órgão da Secretaria do Verde que autorizou a remoção das 30 árvores, uma nova proposta para o alargamento da via sem que para isso sejam removidas as Tipuanas. Até que esta nova proposta seja contemplada, fica valendo a primeira decisão. 

O que eu entendi disso tudo é que no projeto de ampliação da Avenida, fala-se em redução do canteiro, e não extinção. Posto isso, reside aí a possibilidade da não remoção das árvores, que talvez fizesse a obra toda andar mais devagar, e seria um pouco mais dispendiosa monetariamente. O pessoal do blog da Pompéia Livre é radical. Não quer a ampliação da Avenida. E parte de uma lógica boa pra lutar contra. A ampliação não melhoraria o trânsito de São Paulo, e sim aumentaria o fluxo de veículos no local. Ou seja: o congestionamento continuaria, com capacidade para mais carros pararem lá. E há de se convir que, em se tratando da nossa cidade, isso faz todo o sentido. 

Eu vou além nesse negócio todo. As árvores seriam replantadas em algum lugar??? Por que, se forem, eu não sou tão contra a retirada. Não conheço o projeto da WTorre, e não sei o que foi, exatamente, que eles previram em relação ao local. Talvez aumentar a avenida seja uma boa coisa. Não dá pra querer morar numa cidade grande, com os benefícios dela, sem sofrer os malefícios de não se estar numa cidade menor. 

Ao mesmo tempo, são os moradores do local que pedem ajuda para evitar isso. Como eles convivem com a realidade do local, e eu não, estou partindo do pré-suposto que eles sabem, melhor do que eu, o que é bom para a região. Já passei de carro e ônibus por lá. Devo admitir que é gostoso parar no trânsito, olhar pros lados, e ver belas árvores. Elas proporcionam uma boa sombra para o local, e tornam o inferno da avenida um pouco mais suportável. Gostaria de ter acesso aos detalhes dos dois projetos - o já aprovado, e o que está sendo contra-proposto. Se há uma maneira de fazer melhor, acho que deveríamos todos dar chance a isso. 

Enfim... Por que eu acho que quem mora lá quer o melhor pra região, e é assim que as coisas deveriam estar sendo feitas por toda São Paulo, eu vou apoiar a causa deles, e assinar a petição. Você, lendo este texto, não é obrigado a fazer o mesmo. Mas pode tentar se informar, tentar ser um cidadão ativo na nossa cidade. Precisamos de gente assim para que as coisas funcionem à contento. E, espero que as obras para uma Arena Palmeiras bacana sejam feitas, contemplem a todos os envolvidos, nos deem orgulho, satisfação e felicidades para quem, no futuro, for assistir aos jogos lá. 

Ah! O blog citado é muito legal, e merece ser lido, não só nesta questão. Gostei demais do espaço que os moradores do bairro criaram ali. Muito legal!!!





JulyN

0 comentários:

Postar um comentário